Minhas Anotações Sobre: [O]bjetivos e [R]esultados [C]have (OKRs)

Erika Assis
6 min readAug 5, 2020

--

Enquanto isso, na sala de justiça … desculpe, não pude evitar, foi a primeira frase que me veio à mente ao iniciar este artigo 🤣, de qualquer forma, vamos continuar : P

Então, já a algum tempo ouvimos, estudamos e discutimos OKRs, embora tenha origens muito antes dos anos 90, estou começando a estudá-lo mais profundamente agora, então pensei … por que não compartilhar? Então aqui estou eu, e aqui está o que eu aprendi até agora 😊

(sim, eu uso um monte de emojis)

OKRs : Origens 👀

O desenvolvimento da teoria é atribuído a Andy Grove (1936–2016), que foi o CEO da Intel por mais de 10 anos. Na Intel, o gerenciamento de objetivos era chamado de “iMBO” ou “Intel Management by Objectives” (referindo-se ao MBO, de Drucker (1909–2005). Então, em 1999, John Doerr (1951), que ouviu falar do iMBO em um curso do Andy em 1975, apresentou a ideia dos OKRs a uma start-up na qual Kleiner Perkins havia investido… qual era o nome dessa start-up? Google¯ \ _ (ツ) _ / ¯

A ideia pegou, e os OKRs rapidamente se tornaram pontos centrais na cultura do Google como uma

metodologia de gerenciamento que ajuda a garantir que toda a empresa concentre esforços nas mesmas questões definidas como importantes para a organização

OKRs : Beneficios✨

✅Foco— Com objetivos claros e compartilhados, é fácil para todos colocar o foco onde mais importa, aqui e agora.

✅Alinhamento— À medida que os OKRs são desdobrados, na fase de planejamento, na qual líderes, colaboradores e colegas colaboram para criá-los. Começando, e alinhado com o objetivo da missão/ visão da empresa, definindo: OKRs estratégicas, OKRs táticos , OKRs de ciclo curto, e continuando para as fases de monitoramento e reunião de retrospectiva. Como diz o famoso ditado, isso nos leva a “remar na mesma direção”. Alinhados de forma que todos sabem o que está acontecendo e para onde queremos ir.🚣‍♀️🚣‍♂️

✅Motivação— Objetivos difíceis, mas alcançáveis, aumentam a motivação das pessoas em relação às tarefas que precisam ser realizadas! Aprendendo e crescendo, desafiando a si mesmo, no geral todos saem ganhando! :)

OKRs : O que é isso? 🤔

Objectives and key results (OKR) — Objetivos e resultados chave- é uma estrutura de definição de objetivos, para definir e acompanhar os objetivos e seus resultados esperados.

Dica — formação de frase simples para ajudar a formar um OKR, preenchendo as lacunas:

“Nós iremos _ _ _ _ _, e saberemos se fomos bem sucedidos

se pudermos _ _ _ _ _, _ _ _ _ _, _ _ _ _ _ _.”

- OKRs, da missão às métricas — Francisco S. Homem de Mello p.3

OKRs : Como criar bons KRs ( Resultados Chave)? 🔎

OKRs devem seguir o conceito SMART :

S — Specific (seja específico)|M — Measurable (defina objetivos mensuráveis)|A — Achievable(defina objetivos atingíveis)|R — Relevant (que seja relevante)|T — Time-bound (realizavel dentro de um prazo definido)
  1. Os bons KRs devem ser baseados em indicadores quantitativos específicos … que possam ser plotados em um gráfico.
  2. Idealmente fácil de ser medido.
  3. Os indicadores devem ser sensíveis aos esforços da pessoa responsável por entregar/desenvolver o KR— possíveis de executar.
  4. O monitoramento deve ser coerente com o cronograma dos OKRs — suficientemente curto para que o objetivo seja medido a tempo, dentro do período em que está sendo trabalhado — inspeção e adaptação😋

OKRs : Ciclo de vida da Gestão ⏳

Os objetivos são definidos e desdobrados de acordo com as metas corporativas, derivadas de sua Missão e Visão.

  • Missão é o propósito da empresa. A razão pela qual ela existe, o motivo pelo qual ela foi concebida e projetada.
  • Visão é uma descrição do futuro, formada a partir do impacto que a empresa trará ao mundo.

Uma coisa importante quando se fala em OKRs é diferenciar esforços de resultados reais. A relação entre esforços e resultados é sempre relativa, mas os OKRs devem rastrear os resultados em relação à pessoa ou equipe que os possui.

  • Resultados não são esforços ou descrições de cargos;
  • Esforços são as coisas que você faz para alcançar o resultado desejado, como por exemplo: malhar para correr mais rápido — experiência pessoal: não gosto de malhar, mas gosto de correr e malhar é bom para prevenir lesões, então eu tento ..

Dito isto, vamos às minhas anotações, sobre o ciclo de planejamento dos OKRs:

1️⃣Planejamento — Desdobrar os objetivos. Começamos pela visão inspiradora da empresa, que nos leva aos OKRs estratégicos, então chegamos aos OKRs táticos, de onde derivam nossos OKRs de ciclo curto, aqueles em que geralmente trabalhamos por 3 meses e que são desdobrados para as equipes e indivíduos, e que se transformam em planos e projetos de ação para alcançar os OKRs.

2️⃣Monitoramento — durante o tempo em que trabalhamos, por exemplo, em nossos OKRs de ciclo curto, acompanhamos o progresso de nossos planos de ação e iniciativas, para que possamos fazer ajustes, caso necessário. Altamente recomendado que isso seja feito de forma colaborativa.

3️⃣Avaliação — Verificação dos resultados. A maneira como mediremos os resultados pode ser acordada dentro da empresa, entre os membros da empresa. Ao promovermos metas com novel maior de desafio (stretching goals), é um senso comum considerar a meta alcançada quando sao atingidos 70% do objetivo; dessa forma, 100% de atingimento, sendo considerado além do esperado. Outra forma de medir pode ser, por exemplo, se baseando nos resultados esperados: se você deseja reduzir a rotatividade de clientes em 5% ao mês e atingir esses 5%, então terá atingido 100% do resultado esperado. Poderíamos usar até o conceito binário: 100% de atingimento ou nada, sem pontuação intermediária.

OKRs : Avaliação além da porcentagem de atingimento — Debriefing 🧡

“Debriefing é onde o ciclo OKR termina e um novo ciclo é iniciado. Seu principal objetivo é sumarizar o atingimento dos OKRs e aprender com o que aconteceu ao longo do ciclo. “- OKRs, Da Missão às Métricas — Francisco S. Homem de Mellop. 92

Outra coisa interessante que aprendi: por que temos medo de metas e métricas? Provavelmente porque estamos condicionados a ter medo de ser repreendidos ou falhar, o que nos causa ansiedade.

Quando ouvi isso, ontem à noite, no treinamento do hr-rocks-academy, percebi que é verdade, é real, e eles também trouxeram pontos importantes sobre a cultura do debriefing, que deve ser focada na colaboração e no aprendizado, a fim de, juntos, alcançar objetivos ainda mais ambiciosos 🧡🥰. Dissemos ao longo deste artigo que os benefícios da OKRs podem ser foco, alinhamento e motivação, e que isso coloca todos — e quero dizer todos mesmo — em todas as direções da empresa, de cima, baixo, esquerda, direita — remando na mesma direção, e gente… isso é ouro quando estamos falando de crescimento e resultados.

No debriefing, olhamos para:

  • Resultados alcançados;
  • Pontos fortes;
  • Pontos fracos;
  • Lições aprendidas;

Celebramos e juntos planejamos o que vem a seguir, pois o novo ciclo começa logo após o término do ciclo anterior.

Nota: Ao estudar, tenho o hábito de fazer anotações, é assim que consigo absorver e compreender a maior parte das informações que estou aprendendo. Eu decidi compartilhar agora porque .. por que não? Em relação aos OKRs, embora eu tenha conhecimento geral sobre isso, não sou especialista, ontem à noite fiz o treinamento gratuito “https://hr-rocks-academy.teachable.com/ — Curso de Introdução às OKRs” e achei incrível ! Essas são algumas anotações tiradas do curso, entre outros materiais que pesquisei, as referências estão abaixo. De qualquer forma, se você tiver algum material, opinião ou, em geral, se também estiver estudando esse assunto, por favor, compartilhe comigo — se você se sentir à vontade -, eu sou uma aprendiz e continuarei meus estudos a respeito. Talvez eu continue compartilhando minhas descobertas. Realmente, aprender e reaprender é uma paixão.

Se você ainda está aqui comigo AHAHA Obrigado por sua atenção e espero que essas informações sejam uteis para você!

Até breve!

P.S.: Ao escrever, descobri que Peter Druker nasceu no mesmo dia que eu: 19 de novembro😋

Referências

  1. Doerr, John (2018). Measure What Matters: How Google, Bono, and the Gates Foundation Rock the World with OKRs. Penguin Publishing Group. p. 31. ISBN 9780525536239.
  2. https://hr-rocks-academy.teachable.com/ — Curso de Introdução às OKRs
  3. https://rework.withgoogle.com/guides/set-goals-with-okrs/steps/understand-moonshots-vs-roofshots/
  4. OKRs, From Mission to Metrics — Francisco S. Homem de Mello
  5. https://en.wikipedia.org/wiki/OKR#cite_note-doerr_book-2

--

--